quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Questão de opinião II

De novo a "Questão de opinião" entra em ação. Pra quem não sabe, essa é a parte em que temos que expor nossa opinião sobre algum assunto polêmico ou que gere alguma discussão.












O tema da vez é o seguinte: "Daniela Mercury é considerada a rainha do axé-music. Mas, há alguns anos, é comum vê enquetes e indagações de que este título deveria ser reportado a outras cantoras, por expressar mais popularidade ou por outros motivos, vide Ivete Sangalo, Claudia Leitte e Margareth Menezes. A questão é: Daniela Mercury ainda pode ser considerada a rainha do axé-music? Por que? Explane sobre o assunto."

No dicionário, entre outras acepções, rainha significa a principal entre outras. Logo, no meu entendimento, Daniela Mercury não pode mais ser considerada a rainha do axé- music, pois entendo que há outras artistas que disputam o posto no momento. Ivete e Claudinha, sem dúvida nenhuma, possuem mais visibilidade e ocupam maior parte na mídia hoje em dia e, consequentemente, podem aparecer e divulgar mais suas imagens para o público. Por sua vez, o axé "pega carona", mesmo que involuntariamente, na grande publicidade e popularidade dessas artistas, portanto acho que elas estão à frente da Daniela por esse motivo.

Porém, Daniela Mercury exerceu (e exerce) grande influência no mundo do axé. Ela foi uma das principais artistas que difundiram o axé quando este nascia e engatinhava no universo da música. Por isso, vendo por esse lado, nada mais justo que essa importantíssima artista cultive o título de Rainha no seu gênero musical.

Resumindo...a curto prazo, em que se considera a importância da artista no presente ou num passado recente, acho que a Rainha do axé deveria ser Cláudia Leite ou Ivete Sangalo, com vantagem para a última.

Já a longo prazo, em que se considera o histórico do axé, bem como a biografia profissional da artista, considero que a Daniela Mercury é, e sempre será, a Rainha do axé.

2 comentários:

  1. Pois é Luciano, também concorco. Rainha é sempre rainha. Podem aparecer outras cantoras importantes, com sucesso na mídia, etc, mas todas chegaram com o terreno já prontinho, enquanto Daniela lutou para que o axé fosse reconhecido. Não só isso. Foi precussora de inúmeras outras coisas, como camarote e música eletrônica no carnaval, fortalecimento do circuito Barra-Ondina, etc. Ou seja, podem surgir enquetes e mais enquetes, mas amídia vai sempre se referir a Daniela como a Rainha do Axé.

    ResponderExcluir